20/09/2021 - OPANES PROMOVE O FESTIVAL DA FAROFA

Evento será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, de 10 a 12 horas, e pode ser acompanhado no canal YouTube do OPANES

Da mandioca nasce a farinha, da farinha nasce a flor, ou melhor, a farofa, um dos alimentos mais requisitados e festejados em toda mesa brasileira. Podem vir as carnes, o feijão, o arroz, mas sem a farofa uma boa refeição não está completa.

E ela vem cheia de charme, com personalidade e tempero de cada cultura. Prova disso, a turma do OPANES - Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo criou o 1º Festival da Farofa – Farofa com História, que durante os dias 23 e 24 de setembro, de 10 às 12h, no canal YouTube do observatório (bit.ly/canal-opanes), vai proporcionar um delicioso passeio pelas diferentes farofas de cada região.

De Alagoas vem a farofa com colorau, da Bahia a farofa com maturi e dendê, do Ceará a farofa de caju. Espírito Santo vai trazer a farofa capixaba, do Maranhão vem a farofa com lâminas de coco e da Paraíba a farofa d’água. Pernambuco traz a farofa bolão, Piauí a paçoca com carne de sol, Rio Grande do Norte com a farofa yumuru war e Sergipe vai mostrar sua farofa de cuscuz com carne de sol. Um verdadeiro tour de dar água na boca, cheio de sabor, cor e perfume. Programa imperdível, bom de ver, aprender e depois degustar.

CONHEÇA O OPANES – (observatoriogastronomico.senac.br)

O Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, sob a coordenação e execução do SENAC, propõe ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares e demais temas referentes a comida, ingredientes e cozinhas locais, nos cenários da biodiversidade, da história e dos patrimônios culturais. Ainda, reúne acervos que possam orientar projetos, interpretações e experiências pedagógicas no campo da comida e da cultura.

Um comportamento social e valorativo da diversidade de processos e técnicas culinárias, dos locais e ambientes públicos, como feiras, mercados, festivais e festas, do agroartesanal e das tendências gastronômicas. Oferece um olhar para a sustentabilidade, a soberania alimentar, a segurança nutricional e demais temas que integram o amplo e diverso contexto da relação homem e meio-ambiente.

BUSCAR CURSOS




Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar e aprimorar a sua experiência neste site.
Ao continuar navegando, você concorda com as condições estabelecidas em nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais.