07/04/2021 - JOVENS ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL SE DESTACAM NO MERCADO DE TRABALHO

Oferecer o ensino de competências voltadas à profissionalização e cidadania, a partir da compreensão das características do mundo profissional. É com esse objetivo que o Senac RN capacita, anualmente, cerca de 800 jovens aprendizes no Rio Grande do Norte, colaborando diretamente para a geração de emprego e renda, através da inserção e manutenção de postos de trabalho. Desde 2011, o Programa já formou mais de 11.650 jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.  

“O programa de Aprendizagem do Senac RN cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. Paralelamente, o programa permite às empresas formarem mão-de-obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico”, explica o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta. 

A iniciativa é executada por meio da parceria entre o Senac e empresas parceiras. As empresas recrutam e selecionam os aprendizes e os encaminham para qualificação gratuita no Senac. Para conquistar a formação, os aprendizes precisam cumprir 8h aulas, enquanto na empresa devem ser cumpridas 12 horas de trabalho, por semana. No Rio Grande do Norte, o Senac oferece seis opções de capacitações:  Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos; Serviços de Supermercados; Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis; Serviços Hoteleiros; Serviços de Vendas; Serviços de Restaurantes e Bar.

Alunos da turma de Serviços de Supermercados, os jovens Hiago Alex e Felipe Câmara, são exemplos reais da aplicabilidade da iniciativa. Antes mesmo de concluir o curso de Serviços de Supermercados, eles já colhem frutos que indicam a eficácia do programa. Recentemente, os jovens, ambos com 17 anos de idade, foram reconhecidos como “Funcionário Destaque” nas empresas ondem trabalham. 

“A empresa propôs uma oficina de inovação e eu sugeri criação de placas de identificação no setor de padaria. A ideia foi bem recebida, implantada e através dela eu recebi o título de aprendiz destaque. Eu estou muito grato a empresa e ao Senac, que está sempre motivando para que eu me desenvolva profissionalmente e me ajuda criar ideias e soluções para os problemas que surgem no meu dia a dia de trabalho”, disse o jovem Hiago. 

“No trabalho eu procuro sempre dar o meu melhor e ajudar a todos através do meu esforço e empatia. E acredito que foi isso que me levou a receber o destaque em atendimento. Esse reconhecimento me impulsiona a querer evoluir sempre, eu me senti muito valorizado. Agradeço ao Senac, que através desses cursos, muda a realidade e abre portas para muitos jovens sem experiência profissional’, disse Felipe.  

Criado a partir da Lei de Aprendizagem – legislação que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários - o Programa traduz de forma eficaz a missão do Senac, instituição reconhecida por sua excelência na oferta de qualificação profissional, como explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.  

“A formação técnico-profissional de aprendizes amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e possibilita excelentes perspectivas ao futuro desses jovens e adolescentes. Mais que uma obrigação legal, a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social e leva o Senac a cumprir com maestria sua função de educar para o trabalho e transformar vidas”, avalia Queiroz. 

 

BUSCAR CURSOS





CURSOS RECOMENDADOS

Deseja mais informações? Ligue (84) 4005-1000 ou clique aqui