21/08/2020 - FECOMÉRCIO RN ANUNCIA CONTINUIDADE DO REDE DEL TURISMO, UM DOS FRUTOS DA PARCERIA COM ALEMANHA

Inserida no Projeto Verena, próxima fase será focada em ações para retomada das atividades no pós-pandemia covid-19 em municípios de grande relevância no cenário turístico potiguar

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, anunciou nesta quinta-feira (20), a realização da segunda fase do Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local - DEL Turismo, beneficiando os municípios de Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul.

Metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local, o Programa foi implantado no Rio Grande do Norte  por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.

Com a renovação de mais uma fase do Programa, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, anunciou a continuidade da parceria com um modelo de trabalho focado em apoiar a implementação de iniciativas para o desenvolvimento sustentável do turismo, com foco na superação da pandemia Covid-19.   

“Esta iniciativa, mesmo que recente, já gerou bons frutos para o estado, principalmente nos municípios que aderiram ao programa. Agora, iremos trabalhar em conjunto na estruturação desses municípios, visando a retomada das atividades ligadas ao turismo que foram duramente impactadas neste contexto de crise da Covid-19”, afirmou Marcelo Queiroz.

O modelo de trabalho a ser desenvolvido nesta nova etapa foi detalhado pelo Consultor do Programa Rede DEL Turismo e do Projeto Verena, Andreas Dohle, que detalhou os três focos de atuação: preparação das cidades para implementação dos protocolos sanitários no setor turístico; consolidação dos municípios envolvidos como destinos sustentáveis a partir de cooperação com a fundação holandesa Green Destinations; e desenvolvimento de ações de marketing que destaquem a imagem de sustentabilidade e biossegurança para essas localidades.

São Miguel do Gostoso foi o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar o DEL Turismo. A empresária Maristela Ribeiro cita os benefícios trazidos pelo Programa para a qualificação profissional na região.

“O convênio com o DEL trouxe diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo local, com a oferta de cursos e de oficinas, tanto para empresários quanto para trabalhadores do setor, essa iniciativa colaborou muito para a nossa capacitação”, disse a empresária.  

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, destaca o fortalecimento do setor turístico do município a partir da implantação do programa.

“O DEL Turismo tem reforçado o planejamento do município de Parnamirim, integrando e fortalecendo o ambiente dos negócios em nossa cidade. É com satisfação que recebemos a confirmação da continuidade da parceria, com o apoio da Alemanha. Fazer parte desta seleta rede de cooperação engrandece a todos”, declarou Taveira. 

Para o prefeito de Tibau do Sul, Modesto Macedo, a renovação da segunda fase do DEL é um encorajamento em meio ao atual cenário de crise. 

“Saber que a segunda etapa do Programa DEL foi aprovada e que a mesma visa apoio ao desenvolvimento e à implementação de iniciativas públicas- privadas para o desenvolvimento sustentável do turismo, na atual e difícil conjuntura  mundial que nos encontramos, muito nos encoraja a acreditar, cada vez mais, que estamos no  caminho certo”, comemorou.

BUSCAR CURSOS





CURSOS RECOMENDADOS

Deseja mais informações? Ligue (84) 4005-1000 ou clique aqui